6 dicas para fazer massa de torta sem glúten

Eu não sei se você sabe, mas as farinhas sem glúten têm menos proteína do que a farinha de trigo, por isso fazer massas de torta sem glúten é um desafio até mesmo para quem tem bastante experiência na cozinha. Eu mesma já perdi bastante material em testes, por isso decidi trazer algumas dicas para te ajudar a não errar.

Veja algumas dicas e truques para fazer massa de torta sem glúten com sucesso e arrasar nas receitas.

1 – Cuidado ao substituir a farinha de trigo

massa de torta sem glúten
Imagem Reprodução Google

Não é uma boa ideia simplesmente trocar a farinha de trigo pela mesma quantidade de farinha sem glúten, a não ser que você conheça muito bem a receita e a sua farinha sem glúten. Para uma estrutura adequada da massa, é fundamental adicionar goma xantana (ou algum outro espessante).

2 – Abrir a massa ou não?

massa de torta sem glúten
Imagem Reprodução Google

Massas sem glúten tendem a ser mais delicadas e quebradiças do que aquelas feitas com farinha de trigo, o que torna difícil abri-las com o rolo. Algumas técnicas que você pode usar é abrir a massa entre duas camadas de filme plástico, ou apenas achatar e pressionar no fundo da forma.

3 – Gelado é melhor

massa de torta sem glúten
Imagem Reprodução Google

Para o preparo das massas sem glúten, o ideal é que todos os ingredientes devem estar gelados, principalmente a manteiga (ou outro tipo de gordura que a receita pedir). Alguns especialistas sugerem até congelar e ralar a manteiga na hora de usar. Outros recomendam deixar a farinha sem glúten e até mesmo os utensílios (tigela, batedores, espátulas) na geladeira. Já que manter os ingredientes gelados é fundamental, também é recomendado usar um processador de alimentos ao invés de amassar com as mãos, o que faz a massa esquentar mais rapidamente.

4 – Não exagere no líquido

Evite adicionar muito líquido; coloque apenas o suficiente para dar liga na massa.

5- Deixe a massa descansar

massa de torta sem glúten
Imagem Reprodução Google

É essencial deixar a massa descansar na geladeira por pelo menos 1 hora, ou até mesmo durante a noite. Retire da geladeira e deixe a massa descansar por mais 15 minutos em temperatura ambiente antes de abrir. O tempo na geladeira ajuda a massa a dar liga, e o descanso em temperatura ambiente ajuda a massa a não quebrar tanto na hora de abrir.

6 – Tortas fechadas

massa de torta sem glúten
Imagem Reprodução Google

Fazer tortas sem glúten tipo empadão, com massa também por cima do recheio, acaba sendo mais difícil, já que a massa sem glúten fica quebradiça por não ter a mesma elasticidade da massa com farinha de trigo. A melhor opção para esse tipo de torta é fazer a tampa quadriculada, usando apenas tiras de massa, ou então cortar formas na massa com cortadores e colocar sobre o recheio. Outra ideia é fazer uma farofa com a farinha sem glúten e cobrir a torta.

Se mesmo assim você ainda quiser fazer uma tampa inteira para a sua torta, tente essa técnica: 

Para a base, coloque uma bola de massa no centro da forma, cubra com filme plástico e pressione por igual com o fundo de um copo até a massa se espalhar e cobrir todo o fundo da forma; para a tampa, abra a massa com o rolo entre duas camadas de papel manteiga ligeiramente enfarinhadas. Transfira a massa com o papel manteiga para a geladeira e deixe descansar por pelo menos 2 horas. Retire o papel manteiga com cuidado e cubra a torta. Se a massa quebrar, tente ‘colar’ a rachadura usando um pouco de água.

<script data-ad-client="ca-pub-1692960959780733" async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>

Deixe um comentário